Todos queremos ter sucesso, certo? E qual é a fórmula? Não acredito que existam receitas mágicas, mas se olharmos de perto podemos ver que alguns padrões se repetem em quem alcança. A questão é identificar quais são os padrões e treinar! Sim. Treinar.

O que diferencia quem se diferencia é um padrão de sucesso.

Olha para o lado. Olha ao redor. Tem pessoas que tem sucesso? E o que ela está fazendo para isso?

Tenho percebido que um dos padrões é o FOCO.

O que diferencia os diferentes é a disciplina concentrada de fazer o que precisa ser feito. Colocar energia e ações canalizadas no que é fundamental.

Multitarefeiro x foco

Sempre estufei o peito para falar: “faço várias coisas ao mesmo tempo”. Hoje tenho buscado constantemente ter mais foco no que realmente importa, ou seja, estou treinando o meu FOCO.

Claro que é importante ter clareza para saber no que focar. Colocar energia no lugar errado é desperdício. Colocar em coisas que não podemos mais mudar é depressão. Colocar em coisas muito distantes é ansiedade.

Sabe aquele experimento que fazíamos quando criança de usar uma lupa para queimar o papel com os raios de sol? Este é um exemplo de hiperfoco: a lente da lupa converge os raios de sol para um ponto especifico.

Mantenha o foco no jogo e não no que está em jogo

Tenho a corrida como um hábito transformador e, quando em longas distâncias, passo por vários momentos que penso em desistir ao olhar pro relógio e ver quanto falta para chegar.

O que faço nessa hora? Lembro de uma frase (quase um mantra) de um filme antigo sobre um ginasta que tenta recomeçar: “Onde você está? AQUI. Que horas são? AGORA.”

Isso automaticamente me traz de volta para onde devo focar: no passo seguinte e não no km seguinte.

Isso me leva a não desistir, me leva a persistir.

Saiba dizer não

Uma dificuldade que eu e, acredito, a grande maioria das pessoas passa é em dizer não.

Toda a oportunidade é uma oportunidade. Aprender a dizer NÃO, me leva ao melhor SIM.

Foco é dizer não para as distrações durante o caminho.

Espero que esta informação seja de muita utilidade e que sirvam para você encontrar seu foco na busca constante pelo sucesso. Experimente!